sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

GPS III

CARACTERISTICAS DO SISTEMA GPS

A tecnologia actual permite que qualquer pessoa se possa posicionar no planeta com uma precisão nunca imaginada por navegantes e aventureiros até há bem pouco tempo.
O sofisticado sistema que tornou realidade esse sonho foi o "G.P.S." - Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). Este sistema foi concebido pelo Departamento de Defesa dos EUA no início da década de l960, sob o nome de projecto ‘NAVSTAR'. O sistema foi declarado totalmente operacional apenas em 1995. O seu desenvolvimento custou sensivelmente 10 biliões de dólares. Consiste num conjunto de 24 satélites que orbitam a terra duas vezes por dia a 20.200 km e emitem simultaneamente sinais de rádio codificados. Como todos os outros sistemas de navegação‑rádio, os satélites GPS enviam os seus sinais de rádio exactamente ao mesmo tempo, permitindo ao receptor avaliar o intervalo de tempo entre emissão/recepção. A potência de transmissão é de apenas 50 Watts.
A hora-padrão GPS é transmitida ao receptor do utilizador. Receptores GPS posicionados em diferentes partes do mundo mostrarão sempre a mesma hora até ao milissegundo. A hora-padrão é altamente precisa, porque cada satélite tem um relógio atómico, com precisão que vai até ao nano-segundo, mais preciso que a própria rotação da Terra.
O receptor tem que reconhecer as localizações dos satélites. Uma lista de posições, conhecida como almanaque, é transmitida de cada satélite para os receptores. Sistemas de controlo em terra seguem os satélites e mantém os seus almanaques sempre actualizados. Cada satélite tem códigos únicos, e o receptor pode distingui-los. Os dados do almanaque dizem ao receptor onde procurar cada satélite a qualquer momento do dia.
Com um mínimo de três satélites, o receptor pode determinar uma posição Lat/Long - que é chamada posição fixa 2D. Com quatro ou mais satélites, um receptor pode determinar uma posição 3D, que inclui Lat/Long/Altitude.
Pelo processamento contínuo da sua posição, um receptor pode também determinar velocidade e direcção de deslocação. A título de resumo poderemos dizer que o GPS permite responder a 5 questões fundamentais:
1) Onde é que estou? – ex: conhecer as coordenadas de determinado sítio;
2) Como chegar a determinado sitio? – ex: à descoberta de um tesouro com coordenadas conhecidas;
3) Onde se encontram todos? – ex: gerir uma frota de camiões TIR;
4) Onde estão as coisas? – ex: criação de mapas diversos;
5) Quando é que tudo acontecerá? – ex: sincronização de redes eléctricas de alta tensão.

1 comentário:

EboRâguebi disse...

Projecto Link

Vamos criar, a partir do Eborâguebi, um Blog de todas as Nacionalidades, com todos os Idiomas, com todos os Temas e de todas as Idades!

Queres fazer parte?
Só tens que te inscrever em: eboraguebi@live.com.pt

Depois terás que fazer um teste, o tema é à tua escolha.

Junta-te a nós!